DATA E HORA

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ANTONIO FERNANDES DANTAS


ANTONIO FERNANDES DANTAS, natural de Caicó, nascido a 18 de maio de 1881. Era um temperamento pacífico e acomodado. Vindo para o governo do Estado por uma contingência de orientação política getulista, de dividir para governar, não teve outra maior finalidade que auferir as possíveis vantagens do exercício do cargo e aplicar suas longas horas de ócio, após a assinatura do expediente organizado por seus auxiliares em enchê-las com a única paixão de sua velhice e jogo. POR OUTRO LADO, SE A TENDÊNCIA AO autoritarismo que é um quase hábito que caracteriza 90% do militar de carreira, se não se manifestou nessa interventoria, também a ausência de cheques políticos que marcou. Faleceu em janeiro de 1966

Um comentário:

  1. Esta biografia que você publicaram do meu bisavô não tem nada de verdadeira e ofende a sua memória. Eis uma biografia decente para quem quer saber realmente quem foi o General Antonio Fernandes Dantas:
    Antônio Fernandes Dantas
    1937 - 1938
    ________________________________________
    Nasceu em Caicó, Rio Grande do Norte, em 18 de maio de 1881.
    Aos 17 anos ingressou na escola militar da praia vermelha, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Realizou curso de especialização em engenharia militar em 1920, alcançando o posto de coronel em 1933.
    Foi nomeado, em 25 de outubro de 1937, comandante da 6ª região militar em Salvador e executor do estado de guerra, decretado por Getúlio Vargas em todo o país. Simpatizante do integralismo, solicitou recursos do governo federal para reprimir o comunismo na Bahia.
    Decretado o Estado Novo em 10 de novembro de 1937, assumiu, no dia seguinte, interinamente, o cargo de interventor federal da Bahia substituindo o governador Juracy Magalhães que renunciou por divergir do golpe.
    Na interventoria, além da manutenção da ordem na capital, determinou a criação da estância hidromineral de Itaparica; reorganizou o corpo de voluntários da saúde pública; manteve a isenção de impostos para todas as indústrias novas no estado e extinguiu a taxa cobrada por saca de café exportado.
    Deixou o cargo em 23 de março de 1938. No dia 25, foi promovido a general-de-brigada.
    Assumiu em 1941 a direção de artilharia do exército e em julho de 1943 foi novamente nomeado interventor federal, agora no Rio Grande do Norte, em substituição de Rafael Fernandes. Transferido para a reserva em maio de 1945, permaneceu como interventor até agosto do ano seguinte, quando passou o cargo a Georgino Avelino.
    Foi agraciado com a ordem do mérito militar e a medalha de prata do cinqüentenário da proclamação da república.
    Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1966.

    Julio Cesar Monteiro Martins
    Escritor e Professor da Universidade de Pisa, na Itália
    e-mail: julio.monteiro.martins@gmail.com
    Em Facebook:
    https://www.facebook.com/pages/Julio-Monteiro-Martins/54990711559

    ResponderExcluir

PORTAL terras potiguares NEWS

PORTAL terras potiguares  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1025 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1042 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

Minha lista de blogs